Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

minhas notas

Dia da Diocese em Murça

14.05.09 | minhasnotas

Todos os cristãos da Diocese de Vila Real estão convidados a participar.

Será na Vila de Murça, todo o dia

Destaco a Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo, D. Joaquim Gonçalves, às 15.30

Não falte

«No primeiro Domingo de Junho, dia sete, celebraremos o Dia da Diocese. O local da concentração será neste ano a vila de Murça.
O «Dia da Diocese» é uma jornada pastoral destinada a desenvolver nos fiéis o espírito de diocese, recomendado pelo Concílio, isto é, a consciência de que os baptizados formam uma «comunidade de fé, animada pelo Espírito Santo, alimentada pela Palavra e pela Eucaristia  e governada por um Bispo, na qual se manifesta a Igreja de Cristo, una santa católica e apostólica».
Das três comunidades cristãs fundamentais em que estamos inseridos - família, paróquia e diocese – a família é a mais natural, a paróquia é a mais próxima, a diocese é a mais rica teologicamente e a única que pode chamar-se «igreja». A paróquia durante séculos não existia e só se entende em comunhão estreita com o bispo diocesano, de que o pároco é um «cooperador». A própria construção da família cristã requer um pronunciamento do bispo sobre a liberdade dos noivos e a sua capacidade. Nas três comunidades o fiel católico deve ser um membro activo e não mero consumidor de actos ou serviços religiosos procurados pontualmente, junto dos padres e leigos».

                                                        D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real