Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

minhas notas

Papa na República Checa

07.10.09 | minhasnotas

“Será que nos nossos dias a santidade ainda é actual? Ou não será antes um assunto pouco atraente e importante? Não será que hoje se prefere o sucesso e a glória dos homens? Mas, no entanto, quanto dura e quanto vale o sucesso terreno?
Quem negou e continua a negar Deus, e – como tal – não respeita o homem, parece ter a vida fácil e conseguir um sucesso material. Mas basta raspar a superfície para constatar que, nestas pessoas, há tristeza e insatisfação.
Precisamos hoje de pessoas que sejam crentes e credíveis, prontas a
difundir em toda a sociedade os princípios e ideais cristãos que inspiram a sua acção”

“A sensibilidade para a verdade universal, nunca deve ser ofuscada por interesses particulares, por muito importantes que possam ser. Porque isso levaria a criar novos casos de fragmentação social ou discriminação que esses mesmos grupos de interesse ou lobbys dizem querer superar. Com efeito a busca da verdade longe de ameaçar a tolerância das diferenças ou o pluralismo cultural torna o consenso possível e permite manter o debate público lógico, honesto e responsável, assegurando a unidade que noções vagas de integração não conseguem alcançar”

“A história tem mostrado amplamente que a verdade pode ser traída e manipulada ao serviço de falsas ideologias, opressões e injustiças. Todavia não será que os desafios que a família humana enfrenta são um apelo para olhar para além destes perigos? Afinal não há nada mais desumano e destrutivo do que o cinismo que nega a grandeza da nossa busca da verdade e não há pior do que o relativismo que corrompe os próprios valores que inspiram a construção de um mundo unido e fraterno”

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.