Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

minhas notas

S. João maria vianney

11.08.09 | minhasnotas

S. João Maria Vianney será o ponto de referência e o modelo inspirador que estará no centro da acção que se vai desenvolver durante este ano sacerdotal. Deixo-vos aqui algumas frases, que Ele, na sua simplicidade e piedade, ditou para a memória da Igreja, de uma clareza inapelável, que nos lembram as maravilhas que acontecem pelas mãos do sacerdote, das quais Cristo se apoderou, e que merecem, infelizmente, a indiferença de tanta gente: «Um bom pastor, um pastor segundo o coração de Deus, é o maior tesouro que o bom Deus pode conceder a uma paróquia e um dos dons mais preciosos da misericórdia divina»; «Oh como é grande o padre! (...) Se lhe fosse dado compreender-se a si mesmo, morreria. (...)
Deus obedece-lhe: ele pronuncia duas palavras e, à sua voz, Nosso Senhor desce do céu e encerra-se numa pequena hóstia»; «Sem o sacramento da Ordem, não teríamos o Senhor. Quem O colocou ali naquele sacrário? O sacerdote.
Quem acolheu a vossa alma no primeiro momento do ingresso na vida? O sacerdote. Quem a alimenta para lhe dar a força de realizar a sua peregrinação? O sacerdote. Quem a há-de preparar para comparecer diante de Deus, lavando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote. E se esta alma chega a morrer [pelo pecado], quem a ressuscitará, quem lhe restituirá a serenidade e a paz? Ainda o sacerdote. (...) Depois de Deus, o sacerdote é tudo! (...) Ele próprio não se entenderá bem a si mesmo, senão no céu»; «Se compreendêssemos bem o que um padre é sobre a terra, morreríamos: não de susto, mas de amor. (...) Sem o padre, a morte e a paixão de Nosso Senhor não teria servido para nada.

É o padre que continua a obra da Redenção sobre a terra (...) Que aproveitaria termos uma casa cheia de ouro, senão houvesse ninguém para nos abrir a porta? O padre possui a chave dos tesouros celestes: é ele que abre a porta; é o ecónomo do bom Deus; o administrador dos seus bens (...) Deixai uma paróquia durante vinte anos sem padre, e lá adorar-se-ão as bestas. (...) O padre não é padre para si mesmo, é-o para vós»; «Para rezar bem, não há necessidade de falar muito. Sabe-se que Jesus está ali, no tabernáculo sagrado: abramos-Lhe o nosso coração, alegremo-nos pela sua presença sagrada. Esta é a melhor oração»; «Todas as boas obras reunidas não igualam o valor do sacrifício da Missa, porque aquelas são obra de homens, enquanto a Santa Missa é obra de Deus»; «
Meu Deus, dai-me a graça de Vos amar tanto quanto é possível que eu Vos ame!»

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.